quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Retrato a lápis de Ethan Hawke

portrait-graphite-pencil-drawing
Desenho a grafite sobre papel tamanho A4

Ethan Hawke nasceu no dia 6 de novembro de 1970 em Austin, no Texas, Estados Unidos.
Aos treze anos Ethan participou do filme "Viagem ao Mundo dos Sonhos" - "Explorers", mas  só voltou a atuar em 1989 em "Sociedade dos Poetas Mortos".
Em 1991 protagonizou tres filmes: Caninos Brancos, Que garota que Noite e Noites Calmas. Fez de diversos pequenos filmes que não foram sucesso de bilheteria, mas lhe deram imenso prazer.
Em 1995 decidiu fazer o filme "Antes do Amanhecer" com Julie Delpy sob a direção de Richard Linklater. Este filme foi o início de uma grande amizade com Delpy e Linklater.
Em 1997, dirigido por Andrew Niccol, Hawke protagonizou o filme Gattaca a Experiencia Genética com Uma Thurma com quem se casou em maio de 1998.
Mais uma vez sob a direção de Linklater, Ethan fez em 2001 o filme Tape com a mulher Uma Thurman e o amigo Sean Leonard. No mesmo ano, o ator fez "Dia de Treinamento" com Denzel Washingtom, sob a direção de Antonie Fuqua, quando foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
Então, só em 2004 Ethan voltou à telona em Roubando Vidas com Angeline Jolie e, depois do divórcio, uniu-se novamente aos amigos July Delpy e Linklater para filmar Antes do Amanhecer, filme indicado ao Oscar de melhor roteiro naquele ano.
Entre um filme e outro, Ethan atua no teatro, escreve romances e dirige teatro e filmes.
Depois de vários trabalhos, em 24 de outrubro de 2013 Ethan Hawke volta à Broadway para interpretar o papel título em 'Macbeth' no Lincoln Center Theater.