segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Retrato de David Duchovny

David-Duchovny-desenho-a-grafite-Fox-Mulder-portrait-graphite-pencil-drawing-
Desenho a grafite sobre papel tamanho A4

David Duchovny nasceu no dia 7 de agosto de 1960 em Nova York, Estados Unidos.
Graduou-se pela Universidade Princeton em 1982 em literatura inglesa. Em 1982 recebeu uma menção honrosa pela Academy of American Poets. O título da sua tese foi The Schizophrenic Critique of Pure Reason in Beckett's Early Novels. Obteve o mestrado também em literatura inglesa na Universidade de Yale.
Duchovny participou de anúncios publicitários e em vários filmes no seu início de carreira. Um de seus primeiros trabalhos foi o papel de Denise Bryson, o detective travesti de "Twin Peaks". 
Mas a sua carreira receberia um enorme impulso, ao ser escolhido como protagonista da série de televisão Arquivo X no papel do agente especial Fox Mulder. Por sua atuação nesta série de sucesso internacional, em 1997, venceu o Globo de Ouro como Melhor Ator em Série Dramática, tendo sido indicado para três edições deste prémio, três Guild Awards para actores de cinema e um TV Critic's em Série Dramática. Também ganhou o prestigiado American Comedy Award, pela sua participação no programa Larry Sanders Show e ganhou o segundo Globo de Ouro da sua carreira, como ator cómico, por Californication.